Como muitos de vocês devem saber (ou não), essa semana acontece um evento muito esperado para os amantes de moda: o São Paulo Fashion Week! Essa é a 41ª edição do evento e apresenta dessa vez o tema “Mãos que valem ouro”. O tema visa celebrar a capacidade humana de se reinventar e recomeçar, de literalmente “colocar a mão na massa”. Embora a abertura oficial seja realizada hoje, ontem à noite já teve o desfile “FH por Fause Haten” no Parque da Independência, no Ipiranga.

@fausehaten apresenta mix de cores que acompanha o mix de poesia, música, dança e sentimentos. #SPFWn41 #SPFW

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

Para quem não conhece, Fause Haten é um estilista brasileiro, considerado hoje como um dos maiores talentos do design de moda do país. Ele também está envolvido no ambiente teatral e musical. Os desfiles de FH costumam ser teatrais e não foi diferente dessa vez. Para essa edição do SPFW, Haten mandou fazer bonecas articuladas com tamanho real de uma pessoa, mas com o rosto de Marlene Dietrich, que foi uma atriz e cantora alemã que faleceu em 1992, com 90 anos. Veja o movimento das bonecas com mais detalhes aqui, na Facebook da jornalista e consultora d emoda Lilian Pacce.

desfile spfw fause haten

As bonecas, maquiadas e penteadas por Ricardo dos Anjos, eram manipuladas por atores e fazem parte da criação de conteúdo para a peça de teatro que Fause Haten está desenvolvendo para o segundo semestre de 2016, intitulada como “Lili Marlene – O Risco”. As personagens centrais da peça são Marlene Dietrich (já citada anteriormente) e Lili, que é uma transformista e foi a primeira de várias performances que serão feitas dentro da exposição “#ForadaModa – uma exposição em construção“, que está em cartaz no Sesc Ipiranga. O desfile apresentou treze looks femininos com as bonecas e nove masculinos, que foram usados pelos bailarinos que dançaram durante o desfile.

desfile spfw fause haten

Os looks tinham características de roupas de festa vintage, com peças que variavam diversos tons de rosa, franjas, estampas florais, jeans, moletom, jacquard e pied de poule. Uma de suas inovações foi a utilização da malha de cristal. Também teve a presença de quimonos, calça pantalona, casaco com ombros estruturados e saia balonê. Segundo FH, as peças já estariam à venda hoje mesmo em sua loja, mas na versão de peça única (o famoso “see now, buy now“). Há a possibilidade de encomendar alguma peça, porém a produção será menor e poderá sofrer adaptações em relação ao look original.

desfile spfw fause haten

Para soar mais teatral ainda, a apresentação teve trilha sonora de piano ao vivo e narração das cenas do espetáculo pelo próprio Fause Haten. A minha parte favorita foi quando ele cantou a canção “La Vie en Rose” em português (amo essa música). Não foi um simples desfile, foi uma mistura de poesia, moda e dança, ou seja, arte pura. Também AMEI o look que está na capa do post, essa blusa cinza de gola alta com tecido metálico, com a escrita “Je vois la vie en rose” (tradução livre: “eu vejo a vida em rosa”). Os desenhos em relevo até me lembraram os patches, achei muito linda! 

Ao final do desfile, @fausehaten canta uma versão em português de "La vie en rose"! #SPFWn41 #SPFW

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

Se você quiser ver a coleção completa do desfile do Fause Haten para o SPFW 2016, acesse a galeria no próprio site do evento clicando aqui. Você também pode ver os detalhes das peças nesta galeria. Para acompanhar o trabalho de Fause Haten e seus próximos projetos, inclusive sobre a peça, acesse a página do Facebook, Instagram ou o site dele.

O São Paulo Fashion Week está só começando! Hoje temos desfiles da Lilly Sarti, a partir as 17h. Também terão os eventos oficiais como a Festa de 25 anos da revista Marie Claire às 19h no MAM (Museu de Arte Moderna). Confira a programação completa do evento aqui ou na imagem abaixo.

programação desfiles spfw

E aí galera, estão animados para os desfiles do São Paulo Fashion Week?! O evento é tão esperado que até o Facebook nos avisou que o evento começa hoje! haha Achei bem diferente o desfile do Fause Haten e gostei bastante desse mix de música ao vivo com moda e teatro, pois proporciona uma performance mais dramática e sem dúvidas, emocionante. Infelizmente não pude assistir o espetáculo pessoalmente, mas com certeza teria apreciado e muito a arte. Me contem nos comentários o que vocês acharam da apresentação e da utilização de bonecas ao invés de pessoas. Por hoje é só, mas se preparem que essa semana teremos diversos posts sobre o São Paulo Fashion Week! Beijos 

* Ah, quase esqueci. No site do Fause Haten tem uma playlist de músicas que ele gravou, incluindo covers e canções de sua própria composição. Cliquem aqui para ouvir, é muito muito muito legal! 

Compartilhar: