Olá amoras! Tudo bem por aí? Hoje é dia de resenha aqui no blog e depois de tanto revirar meus livros, fiz uma escolha muito fofa e diferente: o livro Paris vs New York! Com a primeira edição lançada em 2012 pela Editora Intrínseca, o livro Paris vs New York reúne inúmeras imagens comparando as cidades de Paris e Nova Iorque pela percepção do autor e designer da obra, Vahram Muratyan.   

Livro Paris vs New York

Vahram Muratyan é artista gráfico que nasceu e cresceu em Paris, mas mesmo assim deixa claro que a cidade sempre o surpreende. Aos cinco anos, ele conheceu Nova Iorque e foi amor à primeira vista. Em 2010, Vahram se mudou para a capital da “Grande Maçã” para conhecê-la melhor. Foi a partir daí que surgiu a ideia de “comparar” as duas cidades. Os primeiros registros visuais de sua experiência eram compartilhados em um blog, intitulado “Paris vs New York, a tally of two cities”. O sucesso das imagens foi tanto, que durante o primeiro ano de blog, Vahram recebeu mais de cinco milhões de visitas em seu site. Com a popularidade cada vez maior, as obras foram expostas na loja Colette, em Paris, e no hotel The Standard, em Manhattan. Aquilo que começou como um simples compartilhamento de experiências em um site, se transformou em obra de arte mundial.

Livro Paris vs New York

Com estilo minimalista, as imagens fizeram tanto sucesso que Vahram reuniu todos seus registros e lançou o livro, que tem 224 páginas. O livro Paris vs New York apresenta diversas diferenças culturais, como: alimentação, transporte, arte, música, esporte, costumes, arquitetura, decoração, música, idioma, símbolos, moda, entre muitas outras. É um livro inteiramente visual, com exceção da introdução, em que Vahram nos conta um pouco sobre seu amor por Paris e como conheceu Nova Iorque. Tem até um esboço de algumas ilustrações! É um livro muito legal para se interpretar e refletir sobre a diversidade cultural que existe entre as duas capitais mais amadas do mundo. Segundo a definição do próprio autor, o livro Paris vs New York é “uma comparação visual amistosa entre duas cidades, feita por um amante de Paris que se perde pelas ruas de Nova York. Detalhes, clichês, contradições: Por aqui, por favor.”

Livro Paris vs New York

O livro é um pouco menor que um livro normal (13 cm de largura e 18,5 cm de altura) e tem a capa dura com uma textura bem macia. A estrutura do livro funciona da seguinte maneira: todas as páginas da esquerda se referem à cultura de Paris, e aquelas que estão à direita são de Nova Iorque. Veja no vídeo abaixo um pouco mais das ilustrações do livro Paris vs New York:

Além do livro Paris vs New York, foram lançados um box com 100 unidades de cartões postais com as mesmas ilustrações e quadros, que podem ser comprados no site do próprio Vahram Muratyan. Os cartões são muito fofos, além de ser uma ótima opção para presentear alguém ou até mesmo para decorar algum ambiente.

Onde comprar o livro Paris vs New York?

Encontrei o livro disponível apenas em duas lojas virtuais: Americanas e Amazon com um preço bem acessível, apenas R$ 22,49. E se você curtiu o trabalho do designer Vahram Muratyan, acompanhe o site dele ou a página no Facebook para saber mais sobre os projetos em andamento.

E aí amoras, gostaram da resenha de hoje? O livro Paris vs New York é meu queridinho e adoro folhear as páginas quando busco inspiração. Também gosto da ideia de “comparar” as diferenças que existe entre essas cidades tão lindas. Só de ver as ilustrações a vontade de visitar esses lugares só aumenta!  Em breve quero comprar também os cartões postais, são tão fofos que adoraria tê-los e espalhar na decoração da casa! haha Me contem nos comentários se vocês já conheciam o livro e se comprariam. Ah, me contem também se vocês têm preferência por alguma dessas capitais! Beijo! 

 

Compartilhar: