Se você é do time que quer cultivar uma planta na casa, mas não tem tempo para cuidar ou o conhecimento necessário, esse post é pra você! Os cactos são da família das cactáceas, com mais de duas mil espécias catalogadas. Sabia que 300 dessas são brasileiras? Pois é, o cacto é a planta perfeita para quem tem um estilo de vida corrido e quer ter um pouco de natureza na decoração. Existem cactos com diferentes formatos e tamanhos, então é super versátil para você adaptar conforme seu ambiente, principalmente quem mora em apartamento e não tem muito espaço para cultivar. A decoração com cactos é super fofa e pode estar em qualquer cômodo da casa, desde que seja um lugar adequado para a planta. Vem ver algumas dicas para cuidar do seu vasinho!

ideias para decoração com cactos(Fonte)

Além de ser uma planta de origem desértica, em algumas crenças os cactos são considerados elementos protetores. Para quem não sabe, Feng Shui é uma arte que estuda a análise da energia que existe no universo, tanto na natureza como nos objetos. E aqui, os cactos são considerados guardiões e purificadores de ambientes, que agem como uma barreira para os raios emitidos por aparelhos eletrônicos. Legal, né?

Como disse anteriormente, existem muitas espécies de cactos, algumas dão flores, frutos e outras tem espinhos ao invés de folhas. Aqui vão algumas dicas importantes que você precisa saber para cuidar da sua planta e arrasar na decoração com cactos:

  • Eles armazenam muita água, então você precisa regá-los com uma frequência bem menor (uma vez por semana é suficiente) do que outras plantas;
  • O excesso de água pode até matar o cacto;
  • Deixe sua planta em um lugar que tenha sol e luminosidade abundante, como perto de janelas por exemplo;
  • Diferente da rosa, os cactos não precisam de podas. Se você cortá-lo, corre o risco da planta perder a forma e crescer com um aspecto estranho;
  • Opte por uma terra leve e permeável para plantar os cactos, não terra compacta;
  • Você pode sim combinar diferentes tipos de espécies e suculentas no mesmo vaso, isso deixará a sua decoração com cactos muito mais interessante;
  • Os cactos podem ser plantadas em qualquer tipo de recipiente, como jardineiras de ferro, zinco, barro etc;
  • Pedras de rio e cascalhos são opções super válidas para colocar no vaso e permeabilizar o solo.

ideias para decoração com cactos(Fonte)

Há diversos lugares que você pode colocar compor uma decoração com cactos, como em aparadores, janelas, estante de livros, na pia do banheiro, nichos na sala, na mesa do escritório, na varanda… vale a pena investir e soltar a imaginação! Que tal conhecer agora algumas espécies dessas suculentas? Separei quatro tipos de cactos pequenos e que são perfeitos para se ter na casa!

decoração com cactos

Fonte: (Imagem 1, 2, 3 e 4).

  1. Haworthia cooperi
    Originada da província do Cabo Oriental, na África do Sul, a Haworthia cooperi é uma suculenta com até 15 centímetros, fácil de cultivar e de encontrar por aí. Na cor verde clara, o diferencial dessa espécie está na fileira de pelos que tem na margem das folhas, que podem terminar arredondadas ou em pontas, como na imagem. A espécie não gosta de regas com frequência que provoque encharcamento, é necessário esperar que o substrato seque para regar novamente. A Haworthia cooperi tolera um frio de até -5ºC, mas aí o crescimento da planta para e pode adquirir um tom avermelhado nas folhas nessa condição climática.
  2. Opuntia microdasys
    Essa é a espécie que mais se assemelha com os cactos que conhecemos dos filmes! haha É conhecida por ter espinhos finos amarelos ou brancos, que se entrar em contato com a pele, é bem dolorido e difícil de remover. Na verdade, são vários espinhos agrupados no corpo da planta, então tome cuidado. Dentro da espécie Opuntia, tem outras variações como tuna, erinacia, basilaris, humifusa etc. Tem aquelas com o tronco retorcido, conhecida também como cacto monstruoso e outras com pontas, como o cacto cristata. Essa espécie deve ser plantada em terra leve, regada periodicamente e sempre na presença do sol ou meia sombra. A Opuntia microdasys também é aguenta um friozinho!
  3. Melocactus zehntneri
    Conhecido também como “coroa de frade” ou “cabeça de frade”, esse cacto tem formato cilíndrico e espinhos grandes nas bordas. Quando elas já estão em fase adulta, desenvolvem essa coroa vermelha na parte superior, chamado cefálio. É exatamente nessa parte que crescem as flores, que geralmente são nas tonalidades rosa ou vermelho. A espécie é nativa do nordeste e é usada também com fins medicinais, como chá para doença de rim e intestino, para alimento aos animais e também na culinária, em receitas de bolos, doces e biscoitos! O diferencial é que ela é intolerante ao frio e mesmo com algumas variações na altura, pode ser encontrada em versões com até 15 centímetros. Ela também pode ser cultivada tanto em um vaso isolado ou em combinação com outras espécies.
  4. Echeveria spp
    Por fim, mas não menos bonita, a Echevéria, conhecida também por “rosas de pedra”, é uma das suculentas mais conhecidas e tem um formato que lembra a rosa. As folhas podem variar nas cores verde, rosa ou cinza e é muito linda. A planta em questão deve ser cultivada sempre na presença do sol e em solo composto por terra de jardim, vegetal e areia. Elas são bem fáceis de cuidar! No verão por exemplo, o ideal é regar a terra de uma a duas vezes por semana, não as folhas. Por isso a terra deve ser leve, pois se for dura, não irá ocorrer uma drenagem legal da água e o acúmulo pode apodrecer as raízes. Já no inverno, a rega pode ser feita até uma vez por mês. A planta tolera de -5ºC até 40ºC, mas se o calor for exagerado, a alta temperatura pode deformar as folhas, então fique atento nessas situações.

Fonte.

ideias para decoração com cactos(Fonte)

Gostaram das ideias? Os cactos são bem legais e dá um toque exótico e moderno na decoração. A versatilidade é grande, pois além de combinar diferentes espécies, você pode misturar os recipientes em que eles estão. O preço varia de acordo com a região que você mora, do vaso e espécie, mas encontrei alguns por R$ 5 até R$ 30. Como vimos, a manutenção dessa planta é fácil e não necessita tanta atenção como no cultivo de rosas, orquídeas, margaridas e outras plantas. Me contem nos comentários se vocês gostam dessa planta e o que acham da decoração com cactos. Beijo! 

Foto da capa.

Compartilhar: