Uma das dificuldades de grande parte das pessoas é organizar o tempo. Ainda mais com as redes sociais, é tão fácil se distrair e quando você percebe, já se foi o dia. Sou daquelas que planejo fazer mil e uma coisas no fim de semana e quando chega, me dá aquela vontade de descansar e acabo fazendo nada!  haha Sempre me lembro da frase “Você tem a mesma quantidade de horas no seu dia quanto a Beyoncé”Eu sei que todos temos vinte e quatro horas, a diferença é a forma que você aproveita tudo isso. Ultimamente, mudei algumas coisas simples na minha rotina que me ajudaram a cumprir minha programação diária, então vou compartilhar com vocês. Vamos lá?

1. Alimentação Saudável 

Você pode até pensar que não tem nada a ver, mas acredito fielmente na frase “você é o que você come”. Aquela fase de comer lanches, “um” biscoito aqui, outro pedaço de pizza ali, estava matando minha disposição. Até alguns meses atrás, eu sentia muito sono o tempo todo. Não tinha disposição pra fazer as coisas e por mais simples que elas fossem, a preguiça me dominava, além de me sentir inchada. Para mudar isso, alterei minha alimentação. Comer frutas e beber água se tornou algo bem mais frequente na minha rotina. Refrigerante? Jamais. A minha vontade agora é chegar em casa e ir correndo pegar um copo de água de coco. Devido à sensação de leveza, a vontade de executar as atividades necessárias aumentou bastante e com isso, consigo aproveitar muito melhor meu dia.

2. Planejamento 

No final do ano passado, comprei o meu tão sonhado planner da Erin Condren. Nunca tive o hábito de usar agenda, mas o planner é tão lindo que arrisquei comprar. Todo (ou quase todo) domingo a noite, pego meu planner, as canetas coloridas e os adesivos, e sento na minha cama para planejar as atividades que preciso cumprir na semana que se inicia. Marco os compromissos que tem dia fixo e depois distribuo os outros de maneira equilibrada para não sobrecarregar nenhum dia. O fato de anotar as atividades com canetas coloridas e divertidas me deixa mais inspirada para cumprí-las. Ainda mais quem trabalha em casa, é imprescindível fazer esse planejamento para que não se torne workaholic e deixe o lazer e descanso em último plano. Ah, vale planejar tudo, até refeições, ok? É importante também que esse planejamento seja feito em um ambiente tranquilo para não esquecer de nada importante.

dicas para aproveitar melhor o tempo

3. Dormir o tempo necessário 

Você já deve ter ouvido por aí que devemos dormir pelo menos oito horas por dia, certo? Pois é, dormir é fundamental para que você tenha energia para passar o dia todo sem desejar uma cama. Na verdade, não é só dormir que irá te ajudar, mas sim dormir bem. Para que isso aconteça, é recomendado ingerir alimentos leves durante a noite para que a digestão seja mais rápida, tomar banho antes de ir pra cama é uma ótima ideia para relaxar seu corpo. Mantenha um clima tranquilo e calmo no seu quarto, opte por músicas calmas, leia um livro e deixe a televisão para outro momento. Se você acorda às 6h todo dia, programe suas atividades para que pelo menos até às 22h você já esteja deitado. Mesmo que esteja sem sono, deite cedo para que seu corpo inicie o processo de relaxamento. Seguindo essas dicas, você sempre estará com a energia necessária para aproveitar melhor o seu tempo e fazer o dia render.

4. Diminuir o tempo nas redes sociais 

Você sabia que em 2015, uma pesquisa divulgada pela consultoria comScore mostra que os brasileiros gastam 650 horas por mês navegando nas redes sociais? Isso é mais de 90% das horas que temos em cada mês! Se fizermos as contas, das 24 horas que você tem, se perde 21 acessando Facebook, Instagram, Twitter, Youtube etc. Isso se deve ao fato de que podemos acessar tudo pelo celular em qualquer hora e lugar, inclusive no trabalho e na escola. Então que tal repensar isso?  O tempo que você passa analisando o que acontece na vida de todo mundo, poderia ser muito melhor gasto nos estudos, organização da casa ou mesmo no trabalho que você precisa fazer em casa. E ainda sobra tempo pra relaxar!

5. Estabelecer horários 

Ainda na parte de planejamento, você pode estabelecer horários para determinadas atividades. Como eu trabalho em casa também, montei uma tabela para organizar minhas atividades quando chego em casa. Por exemplo: quando chego, tenho meia hora para comer e descansar um pouco. Ligo o computador e navego nas redes sociais durante trinta minutos. Depois disso, trabalho por quarenta minutos e descanso dez. Repito esse processo até cumprir minhas atividades ou até dar a hora de tomar banho para dormir. Nessa pausa, posso voltar para as redes sociais ou coloco o arroz na panela para cozinhar enquanto volto a trabalhar. Algo que pode ajudar nessas horas é colocar o despertador no horário desejado. É muito mais produtivo você trabalhar e dar um intervalo, do que trabalhar 20342852 horas sem parar e terminar seu dia cheio de estresse. Não, não é nem um pouco fácil. É pura disciplina, mas nada é impossível se você realmente almeja chegar em algum lugar.

5. Exercício físico 

É quase que clichê falar sobre isso, mas não dá pra deixar de fora. Movimentar o seu corpo é fundamental para manter boa saúde não só na aparência, mas principalmente para o funcionamento do seu organismo. Só para você saber o básico da importância dos exercícios, vou te falar alguns fatos benéficos: prevenção de doenças (como infarto, derrame e problemas cardíacos), diminuição do estresse e ansiedade, fortalecimento dos ossos, melhora o fluxo e a composição sanguínea, e muito mais. Tudo isso está relacionado com a sua disposição para aproveitar melhor o seu tempo. “Mas Bru, não tenho como pagar academia. E agora?”  haha Não se preocupe, isso já não é mais desculpa. Uma simples caminhada ou corrida no seu bairro já ajuda bastante. Quer outra dica útil e divertida? O aplicativo Just Dance Now (baixe aqui) é perfeito para quem tem pouco tempo e/ou não quer sair de casa. Lá tem várias músicas para você dançar sozinho ou com outras pessoas. Basta fazer o download no seu smartphone e entrar no site pelo seu computador, para que o aplicativo faça a conexão e pronto! A versão free tem várias músicas disponíveis, mas a assinatura mensal que te dá acesso à toda biblioteca do aplicativo custa apenas R$ 12,90. Viu só como sempre tem uma alternativa?!

6. Reflexão 

Todas essas dicas não vão ajudar em nada se você não dedicar um tempo para refletir e avaliar como foi o seu dia. O melhor momento é antes de dormir, pois sua mente está tranquila e descansada. Dez minutos são suficientes para você refletir se teve um dia produtivo, se conseguiu cumprir todas as atividades agendadas para aquele dia e se faltou algo. Lembre-se que logo após as horas de sono, irá nascer um novo dia em que você pode fazer melhor do que fez hoje. Todo dia é uma nova chance, um novo recomeço de fazer a diferença. O importante é que você se dedique para que as coisas aconteçam e possam evoluir sempre para melhor.

E aí, gostaram das dicas para aproveitar melhor o tempo? Confesso que ainda não consegui colocar as horas do meu sono em dia, mas estou tentando! haha É visível a diferença quando você consegue executar todas as dicas acima, falo por experiência própria. Sua auto estima melhora, a saúde, a disposição e como as coisas tendem a dar certo devido ao planejamento, novos projetos surgem e a vida fica muito mais feliz! hahaha 

Tem alguma dica que te ajuda durante o dia e que não citei por aqui? Não esqueçam de me contar nos comentários, ficarei muito feliz com dicas extras, além de poder ajudar outras pessoas também. 

Compartilhar: