Olá amoras! Tudo bem? A conscientização ambiental é um dos temas mais discutidos nos últimos anos. A prática dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) faz uma diferença enorme no impacto humano ao meio ambiente. Pensando na redução de lixo produzido, o movimento Menos 1 Lixo elaborou um novo modelo de copo reutilizável retrátil, que se tornou o oficial do movimento. Vamos conhecer? 

copo reutilizável retrátil menos 1 lixo

Você sabia que cada brasileiro produz uma média de 365 kg de lixo por ano? Em capitais como São Paulo, por exemplo, a produção de lixo aumenta para 547 kg por pessoa, é MUITO lixo.  E de toda essa quantia, só reciclamos 3%. É um problema muito grave, já existem até estimativas de que se continuarmos nesse ritmo, em 2050 terão mais plástico do que peixes nos oceanos. A França já aprovou uma lei que proíbe a venda de talhes, copos, pratos e outros utensílios de plástico que não sejam biodegradáveis. Claro que a mudança não é de uma hora pra outra, a população e as empresas tem até 2020 para se adaptarem. E por aqui, só a eliminação das sacolinhas plásticas já foram uma polêmica e tanto. E você, o que está fazendo para melhorar a situação ambiental do planeta? 

O movimento Menos 1 Lixo, idealizado pela empresária e ativista comercial Fe Cortez, já havia produzido um copinho retrátil em outro material, mas ele vazava de vez em quando e não era produzido no país. Agora, o lançamento do copo reutilizável retrátil está ainda melhor: tem produção 100% brasileira, confeccionado com materiais recicláveis e não tem BPA (Bisfenol-A, usado na produção de plásticos e resinas), nem ftalatos (substância utilizada em produtos de consumo que causam problemas à saúde) e materiais pesados. Sem falar que é uma fofura esse copo, não é mesmo?!  A vida útil do copo é de 5 anos e várias empresas já estão adotando essa fofura!

O copo reutilizável retrátil do Menos 1 Lixo pode ir no microondas, freezer e lava louças, além de aguentar todas as bebidas, como água, café, chás, sucos, drinks etc. Por ser retrátil, ele se torna super versátil pra ser carregado em qualquer lugar, pois fechado, ele mede apenas 3,8 cm e aberto, 12,6 cm. Duvido que não tem um espaço na sua bolsa ou mochila para encaixá-lo!  haha A capacidade do copo é de 400 ml e está disponível em quatro cores: verde, azul, cinza e vermelho. Outro ponto legal nesse copo é que ele tem um encaixe na tampa, então dá pra colocar um mosquetão e usá-lo como chaveiro, fica ainda mais fácil pra transportar, não é?!

GIF

A estimativa feita pelo Menos 1 Lixo é de que se você usar seu copo reutilizável retrátil 5 vezes ao dia e durante 1 ano, você economiza aproximadamente 1.800 copos de plástico. E sabe qual é a média de copos descartáveis consumidos por dia? 720 milhões. MILHÕES! É um absurdo. O copo reutilizável retrátil está à venda no site Sou Barato por R$ 49,99 essa semana. Clique aqui e escolha sua cor favorita. Assista também ao vídeo da Fe Cortez apresentando o copo reutilizável retrátil:

Caso você não possa adquirir o copo reutilizável retrátil agora, não se preocupe, existem diversas maneiras de reduzir o lixo produzido com simples atitudes. Aqui são algumas delas:

  1. Ande com uma sacolinha retornável na bolsa/mochila, assim você evita utilizar a de plástico em mercados, padarias, farmácias etc;
  2. Quando possível, opte por documentos e arquivos virtuais ao invés de imprimí-los;
  3. Evite utilizar o plástico filme, opte por utensílios tipo tupperware para armazenar e tampar alimentos;
  4. Recicle o seu lixo;
  5. Opte pela lâmpada de LED. Elas duram até 25 vezes mais e consomem pouca eletricidade;
  6. Espere acumular a roupa para lavá-las, assim você economiza água e energia lavando tudo de uma vez;
  7. Feche a torneira enquanto estiver ensaboando a louça ou escovando os dentes;
  8. Não utilize mangueiras para limpar o quintal ou regar as plantas. Baldes de água e regadores são a melhor opção;
  9. Aproveite ao máximo a iluminação natural antes de acender as lâmpadas na casa;
  10. E por último mas não menos importante, evite banhos demorados e ajuste a chave de potência de acordo com a estação do ano.

Na cartilha do movimento Menos 1 Lixo, tem várias outras dicas importantes pra te orientar na redução de lixo produzido. Clique aqui para ver. Acompanhe também o movimento Menos 1 Lixo no Instagram, Youtube e site:

É muito importante essa conscientização ambiental, pois com a natureza não se brinca. Temos que rever nossas ações pensando no futuro, no mundo que descendentes irão viver. Achei super legal a ideia do movimento Menos 1 Lixo, de adaptar o copo reutilizável retrátil para nossa correria do dia a dia. Se não anda com bolsa, dá pra usar como chaveiro, então realmente não tem desculpa. Ainda não comprei o copo do Menos 1 Lixo, mas quando levo achocolatado ou chá no trabalho, sempre uso o mesmo copo com tampa, para não ficar usando o copo plástico descartável. Espero que tenham gostado desse post mais educativo. Acredito que com a importância e a legião de fãs que as blogueiras tem hoje em dia, elas poderiam usar essa popularidade para divulgar esse tipo de mensagem e não ficar só no comercial. Me contem nos comentários quais as ações que vocês praticam para ajudar no meio ambiente e se gostaram do copinho do Menos 1 Lixo. Beijo! 

Compartilhar: