Poucas são as pessoas que não apreciam a beleza das flores e claro, não faço parte desse grupo. A beleza das flores não é somente participar da decoração da casa ou servir de colírio para os olhos, mas sim para beneficiar a saúde tanto do ser humano quanto do meio ambiente. Rosas, tulipas, Margaridas (), orquídeas etc são plantas lindas, mas que já fazem parte do nosso cotidiano e são fáceis de encontrar. Hoje vou mostrar algumas plantas que você nem imagina que existem! São espécies que nos deixam boquiabertos e intensamente encantados com o poder da natureza. Vem comigo e conheça 5 flores extraordinárias! 

Stapelia flavopurpurea

flores extraodinárias Stapelia flavopurpurea(Fonte)

Extremamente parecida com uma estrela do mar, a flor Stapelia flavopurpurea é típica da Namíbia (próxima à África do Sul) e faz parte da família das apocináceas. A maioria das flores dessa família apresentam cheio ruim (que na verdade serve para atrair moscas polinizadoras), mas não é o caso da estrela, que tem um cheiro semelhante ao mel.

Dracula simia

flores extraodinárias dracula simia(Fonte 1, 2 e 3)

Essa fofura acima é uma espécie de orquídea e se chama Dracula simia. Típica da região do Equador, a flor é encontrada em altitudes altas (entre 1000 e 2000 metros), então não é fácil de ser vista. Você não está enganado, ela realmente se parece com a carinha de um macaco!  hahaha Por esse motivo, ela também é conhecida como “Orquídea Macaco”. O nome “Dracula” refere-se aos esporões que saem das sépalas e existem várias outras espécies da mesma família que também possuem esse nome e seguem a mesma estrutura física. A flor pode sim ser cultivada em casa, embora precise de bastante cuidado.

Tacca chantrieri

flores extraodinárias Tacca chantrieri(Fonte)

É raro encontrar a cor preta em flores, ainda mais quando ela é toda negra. A Tacca chantrieri, também conhecida como “flor morcego” devido à sua forma, pode ser encontrada no continente asiático e possui autofecundação. A flor pode chegar até 30 cm de diâmetro e esses “tentáculos” podem chegar até 60 cm. Grande, né?

Amorphophallus titanum

flores extraodinárias Amorphophallus titanum(Fonte 1 e 2)

Conhecida também como “flor cadáver”, a Amorphophallus titanum é considerada a maior flor do mundo: quando desabrocha, ela pode chegar até 3 metros de altura e pesar até 75 quilos! Sabia que no início da vida, ela consegue crescer até 16,6 centímetros por dia?  Embora consiga viver aproximadamente uns 40 anos, ela chega a florir duas ou três vezes e seu cultivo é bem difícil. Durante o período de floração, a planta solta um cheiro forte que serve para atrair insetor. A Amorphophallus titanum pode ser encontrata na Indonésia. Imagina só o contraste se eu ficar ao lado dessa planta!  hahaha

Rafflesia arnoldii

flores extraodinárias Rafflesia arnoldii(Fonte)

Também com uma fama de “flor cadáver”, a Rafflesia arnoldii pode pesar até 10 quilos e é considerada a maior flor individual do mundo, devido à sua largura de mais de 1 metro. Também presente na Indonésia nas ilhas de Bornéu e Sumatra, essa flor é caracterizada pela ausência de raízes, folhas e caule, ou seja, ela é um parasita. É a videira Tetrastigma que fornece todo o suporte e alimento para que a flor sobreviva. A fama também se deve ao odor que libera para atrair insetos, comparados com cheiro de cadáver ou carne podre. Ewwww!  Aliás, você sabia que essa planta foi inspiração para criar o Vileplume e Gloom, do Pokemon? hahaha

E aí, o que acharam das plantas extraordinárias? Eu gosto de ler esse tipo de curiosidade por aí, então decidi compartilhar aqui no blog! hahahah É incrível a sabedoria e perfeição da natureza e nessa correria em que vivemos, acho importante separar um tempo para relaxar, respirar um ar e interagir com ela. Em casa mesmo tenho várias plantas que estão florescendo, nem que seja 5 minutinhos, sempre dou uma olhada e aprecio essa beleza. Inclusive, a árvore de amora está quaaase no ponto, está super carregada de amorinhas verdes!  Não vejo a hora de me deliciar com as amoras!  Me contem nos comentários se vocês curtem posts com curiosidades, assim posso escolher outros temas. Qual flor vocês mais gostaram? Beijo! 

Fonte.

Foto da capa.

Compartilhar: