Provavelmente vocês ainda não sabem, mas amo papelaria. Ter um monte de canetas, papéis decorados, adesivos e fazer arte é comigo mesmo. Então para inaugurar a seção “do it yourself” do blog, preparei algo que eu adoro usar e tenho várias: washi tape!

Como fazer washi tape de tecido

Não sei se vocês conhecem, mas washi tape são fitas adesivas estampadas feitas com papel de arroz. A textura lembra um pouco a da fita crepe que temos por aqui, mas já comprei algumas que é bem lisinha como se fosse durex mesmo. As estampas são as mais variadas possíveis: geométricas, florais, personagens, textos, brilhantes, símbolos etc. Esse tipo de material é muito usado por quem trabalha com scrapbook, mas a praticidade é tanta que podemos usar a fita em muitas outras coisas. Eu gosto de usar na decoração do planner e também para fazer cartões, mas as possibilidades são infinitas, é só deixar rolar a imaginação!

Como fazer washi tape de tecido

No Brasil, as washi tapes estão ganhando seu espaço, mas ainda considero o valor um pouco alto se comparar com as lojas do exterior. Enquanto aqui você paga entre R$ 6,00 e R$ 15,00 por uma unidade, lá fora você encontra a mesma pela metade do preço.  Caso queira conferir, você pode encontrar a washi tape na Saraiva, na loja virtual Veio na Mala, na A. Craft e no querido Ali Express.

Maaaaaaaaas, por isso estamos aqui! Como brasileiro sempre dá um jeitinho, vou te ensinar a fazer a sua própria washi tape de tecido! Dessa maneira, você aproveita aqueles retalhos de tecido que tem na sua casa e os transforma em lindas fitas para decorar o que você quiser. Vamos lá?

Como fazer washi tape de tecido

Os materiais necessários para esse tutorial são:

– Fita adesiva dupla face;
– Rolo de papel;
– Tesoura;
– Régua;
– Lápis ou caneta;
– Cola;
– Tecidos com estampa e cor de sua preferência! (para obter melhor resultado, é importante que o tecido não estique).

Como fazer washi tape de tecido

Com o seu tecido em mãos, você vai virá-lo do avesso e aplicar a fita dupla face em parte dele. Passe a régua em cima da fita para que ela grude bem no tecido. Com a tesoura, corte o tecido bem na lateral da fita adesiva. Repita o processo de colar a fita adesiva quantas vezes quiser.

Após ter o comprimento desejado, apare as laterais da fita em que houve sobra de tecido, para que o acabamento fique melhor. Pegue o rolo de papel (de papel higiênico ou papel toalha, por exemplo), tire a medida da largura da fita, marque no rolo com a caneta e recorte. Essa parte é para fazer um rolo da fita adesiva. Cole um pedaço da fita no rolo, só para ficar mais certinho e enrole-a no rolo. Se desejar, cole um pedaço de durex na ponta para ela não ficar solta. Prontinho!

Para entender melhor o passo a passo, assista o vídeo abaixo que fiz para vocês:

E aí, gostaram? Você pode fazer esse processo com papel de presente também! Mas para não correr o risco de rasgar ou molhar, recomendo passar uma fita mágica por cima, o acabamento fica ótimo! Me falem nos comentários se gostaram do tutorial! Deixem sugestões quais os DIY’s que vocês gostariam de ver por aqui e não se esqueçam de se inscrever no canal! Fez algum DIY aqui do blog? Me marquem nas redes sociais que vou adorar ver! Beijo, amoras! 

 

Compartilhar: